Como escrever uma poesia?

Muitos de vocês me preguntam como escrever uma poesia, que é o que se deve fazer para escrever um poema, aqui vão algumas dicas:

A verdade é que é algo que eu não tinha pensado nunca, já que costumo escrever com um estilo livre, o que me vai surgindo, mas vou tentar ajudar aqueles que não sabem como começar. Com essas dicas para escrever poesia, talvez não seja tão difícil

Como escrever uma poesia:

1. Decide o estilo de seu poema

Você vai ir por livre? Quantos versos vai ter? Será que rima assonante ou consoante? Como você usa a primeira pessoa, ou não? Por exemplo, eu costumo preferir a rima consoante e usar minha própria estrutura, sem métrica e rima em todos os versos. Isso depende de cada um, eu gosto mais do poema livre porque o vejo muito mais criativo, mas é bom considerar todas essas questões antes de começar a escrever.
Aspectos que você pode decidir, antes de entrar a escrever:

  • Tipo de rima.
  • Métrica (número de sílabas).
  • Número de versos.
  • Tipo de voz (primeira pessoa do singular, plural, terceira pessoa….).
  • Uso de figuras literárias (o que você usa? Quais?).

2. Fala com o coração

A poesia é alma, por isso tenta se conectar com o seu interior para fazer tudo aquilo que você sente. Não tem que ser sobre a sua vida, uma injustiça social, por exemplo, também pode ser fonte de inspiração para alguns bons versos. Seja sincero contigo mesmo e isso reflete em tudo o que escreve.

3. Tenha clara a sua mensagem

O que é que queres contar? Se não tiver claro qual é o objetivo de seu poema, dificilmente poderá esperar que as musas batam à sua porta. Visualize seu objetivo para chegar à linha de chegada.

5. Decida se você vai usar figuras literárias

As figuras literárias são muito comuns nos poemas, sendo assim, tente familiarizar com elas e ver quais podem ser úteis para transmitir a sua mensagem. A minha, por exemplo, gosto de usar metáforas em minhas poesias.

6. Decide para onde você vai escrever

Eu gosto de escrever poesia à mão em um caderno em que estou redigindo e riscando a minha vontade. Além disso, eu gosto de estar sozinha e colocar música clássica para relaxar. Tente testar vários lugares antes de decidir em qual se sente mais confortável.

7. Corrija seu texto

Se é a primeira vez que escreve poesia, não há nada melhor como as comunidades online, que te podem dar uma opinião objetiva sobre o que você escreveu. Verifique a ortografia e a gramática, lembre-se que a poesia se baseia na beleza das palavras…

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.